segunda-feira

Narrativas Trinton - num Agosto-Primaveril. As exéquias do Verão

Narrativas Trinton - num Agosto-Primaveril :



- Hoje, a memória do futuro é a recordação desse passado no jogo dos tempos, em que nos baralhamos já acerca do que foi o quê, quando e como. E uma memória desse passado que, então, teria um horizonte [i]limitado, quase eterno na linha do tempo.
- Especialmente, se considerarmos que a linha do tempo é uma eternidade, mas o ser humano não é senão um pequeno fragmento na sua composição, com um ciclo de vida curto (semelhante ao de um frigorífico bom) a pontilhar essa linha.
- Uma linha que um dia nos enlaça(rá) o pescoço e nos fará um poema de morte com ele, já sem a possibilidade de a vítima o declamar e ser testemunha da sua própria vox, ser o seu próprio auditor.
- O final de Agosto é assim: uma espécie de funeral do Verão, as exéquias fúnebres do bom tempo findo. 
- Espelha algo de bom que se perdeu para sempre... Para sempre.

______________

Etiquetas: ,

Castelo de Vide converteu-se num acampamento de alienados e uma escola de cacicagem política

Da série: a universidade não é, ou não deveria ser, um CIRCO. 

Castelo de Vide, uma bela vila e mui nobre sub-região do norte alentejano, não merecia tornar-se neste acampamento vocacionado para a cacicagem política e, a essa luz, uma plataforma de malfeitores contra Portugal e os portugueses. 


Narrativas pseudo-académicas
- A razão crítica e a liberdade de pensamento são duas molas essenciais da democracia pluralista. Mas na dita "universidade" de Verão de Castelo de Vide - só vemos os alunos a aplaudir os supostos profs numa atitude doentia reveladora duma patologia maior.

- Ora, a universidade, pela natureza das coisas, não é um circo. 
Infelizmente, sabemos todos a razão de ser dessa patologia...

___________

Etiquetas: , ,

domingo

As lendas do estarola de Massamá


É sabido que quando nos atemos aos factos políticos nacionais, constatamos as brutalidades fiscais, económicas e sociais que todos conhecemos, directa ou indirectamente:
- Passos esbulhou pensionistas, funcionários públicos, aumentou todos (TODOS) os impostos (IRS, IRC, IMIs, IUCs, IVA, etc);
- Expulsou jovens qualificados, conduziu à indigência idosos que deixaram de ter a capacidade de adquirir medicamentos de 1ª necessidade para prover às suas doenças, etc.
- Tudo isto é conhecido, tudo isto é fado.
- Agora, para descaramento de tudo e de todos, pretende inverter a colossal mentira de que foi promotor ávido e fingir-se preocupado para com aqueles que penalizou fortemente nas suas vidas sem, com isso, ter alavancado a economia nacional, melhorado os índices de desenvolvimento socioeconómico e gerado riqueza e, com isso, atraído mais e melhor Investimento Directo Estrangeiro e criado emprego.
- Passos, que é um mentiroso compulsivo, e um incompetente estrutural disfarçado de pessoa determinada e voluntarista preocupado com os portugueses, pretende vender a ideia (falsa) de que é um robin dos bosques, alguém que roubava aos ricos para dar aos pobres.
- Passos faz, ou tem feito, exactamente o contrário do verdadeiro Robin Wood?! Ou seja, esbulhou os pobres para dar aos...

___________


Etiquetas:

Política à moda de Paulo Rangel: a má fé e a perfídia do vale tudo

O eurodeputado Rangel não sabia como dar nas vistas em Castelo de Vide, na famosa universidade de Verão, que mais não é do que um cabaré de doutrinação para jovens caciques que pretendem fazer carreira política e seguir o líder que criou a lista Vip e desconhece a obrigação de pagar impostos e as contribuições à segurança social, e resolveu, com aquela criatividade idiota que tão bem o caracteriza, evocar duas molas na sua paupérrima argumentação política: (1) chamar à colação o caso Sócrates, que está preso há quase um ano ainda sem culpa formada; (2) e servir-se do banqueiro, Ricardo Salgado, sempre apoiado pelo PR, cavaco Silva (por quem foi sistematicamente financiado) e, apressadamente, logo concluiu, como um bom idiota - que o PS jamais julgaria um banqueiro, e que, se estivesse no poder, impediria o julgamento ao ex-PM. 

Pelos vistos, Rangel acha que a justiça é manipulável a este ponto, concedendo à política a capacidade de instrumentalizar a alta magistratura, a ponto de a condicionar e mandá-la julgar um ex-PM e meter em prisão domiciliária o maior banqueiro do país.

Para um professor de Ciência Política, Rangel revelou desconhecer a separação de poderes, e interiorizou a ideia que ele próprio seguiria, caso fosse ele o PM, seu (eterno) desejo: meter Sócrates na cadeia, pois seria a melhor forma de o PS ser chamuscado no plano eleitoral e deixar o caminho aberto ao PSD; e, nessa linha, investigar também o banqueiro do regime, o qual financiou décadas a fio as campanhas ao PSD de Rangel. 

Ora, esta forma mentis de rangel revela bem um padrão de pensamento do eurodeputado, que perdeu peso, razão e discernimento - na proporção directa em que o PSD perdeu credibilidade perante a opinião pública. Uma forma mentis assente na má fé, na perfídia política, porque alicerçada na tentativa de ligação da campanha do PS ao caso Sócrates, que são casos isolados e distintos, insultando, por essa via, o princípio da separação de poderes e embrulhando o sistema judicial de partidarização que ele deveria conhecer, já que tem - ou deveria ter - uma sólida formação na área jurídico-constitucional.

Numa palavra, o autor da expressão "claustrofobia democrática" ofendeu o direito (que desconhece), tratou a política como uma rameira (na qual é expert e utilizador) e, por extensão, acabou por reconhecer que todos os juízes são corruptos ou corruptíveis a ponto de fazerem aquilo que o seu PM em funções, Passos, desejou que acontecesse: meter um ex-PM na cadeia juntamente com o maior banqueiro do país. 

Todavia, tenho para mim que rangel apenas queria mostrar-se ao país e pedir-lhe, encarecidamente, que o visse mais magro e elegante nesse reflexo do espelho narcísico. Só que pelo caminho saíram-lhe estas babuseiras que fizeram dele o ignorante que acabou por revelar-se. 

Pergunto-me se é feitio ou apenas uma consequência da dieta radical a que se submeteu, apesar de continuar a ter as mãosinhas sapudas e uma mente poluída, apenas obedecendo ao vale tudo em campanha eleitoral.

Por fim, não deixa de ser curioso recordar que rangel foi o adversário interno a Passos nas últimas "primárias" do PSD para as legislativas, indo um pouco além do candidato-simulado que foi Aguiar Branco, o advogado queque do Porto que anda completamente perdido no Ministério da Defesa Nacional.  

Curiosamente, é o mesmo rangel que hoje engraixa Passos, quiça na esperança de obter dele a anuência para continuar mais uns anos em Bruxelas a defender os seus próprios interesses, nem sempre em linha com os verdadeiros interesses nacionais. 

E já que rangel está muito preocupado com a corrupção e a promiscuidade em Portugal é estranho, para não dizer ENSURDECEDOR, que não tenha debitado uma única palavrinha relativamente ao escandaloso e lesivo caso dos submarinos, que na Alemanha apurou responsáveis e meteu-os na cadeia.

Este rangel é mesmo um caso de dieta política, desconfio até que aquela foi tão radical que lhe limpou o cérebro. 

___________


Etiquetas:

sexta-feira

Recupero João Gilberto e Tom Jobim - Onda - & Recomposição de VF


[...]
– Nunca reparaste que há certas coisas que nós já vimos muitas vezes e que de vez em quando é como se fosse a primeira? 
– Nunca reparei – disse a rapariga.
– Nunca ficaste a olhar o mar muito tempo?
– Sim, já fiquei.
– Ou o lume de um fogão? – disse o rapaz.
– E que queres dizer com isso?
– Ou uma flor. Ou ouvir um pássaro cantar.
– Sim, sim.
– Não há nada mais igual do que o mar ou o lume ou uma flor. Ou um pássaro. E a gente não se cansa de os ver ou ouvir. Só é preciso que se esteja disposto para achar diferença nessa igualdade. Posso olhar o mar e não reparar nele, porque já o vi. Mas posso estar horas a olhar e não me cansar da sua monotonia. [...]

in VF - Esplanada...


_____________

Etiquetas: , ,

Tráfico de pessoas na Europa - numa Europa doente e impotente -


Nota prévia: Às situações clássicas de guerra civil, perseguições políticas, religiosas, rácicas e de natureza cultural ou xenófoba soma-se, doravante, um negócio criminoso dinamizado pelas máfias europeias que traficam pessoas no espaço intra-Europeu, mesmo nas "barbas" dos decisores desta malograda União Europeia. 
- Todavia, nada disto é novidade, pois uma análise mais fina ao fenómeno dos milhões de imigrantes e refugiados que anualmente agrava este fenómeno explica que todos acabam nas garras de organizações mafiosas, que têm tentáculos nos vários países de destino, e que, com base no ardil da retenção da documentação torna mais prático a exploração daquelas pessoas desprotegidas, obrigando-os a trabalhar em condições infra-humanas e sem ter quaisquer direitos. Ou melhor, parte do dinheiro que recebem serve, alegam (!!) os agentes criminosos que traficam seres humanos, para liquidar a documentação obtida (que nunca chegou às mãos dos interessados!!) e os custos de transporte que os colocou numa situação de verdadeira escravatura no séc. XXI. 
- O pretexto criado já está rotinado e serve literalmente para os explorar e extrair a já escassa dignidade que os seres humanos traficados ainda têm. Dizem-lhes que têm de pagar o custo de transporte, a documentação, o alojamento e os subornos às entidades locais para validar a sua presença nos locais onde são escravizados. É neste momento que as vítimas percebem a cilada em que caíram, e estando completamente desprotegidos (especialmente, ao nível de documentação, que os ilegaliza) tornam-se presas fáceis das máfias que os exploram e negoceiam no mercado de trabalho ilegal internacional. Uma exploração e um negócio criminoso que agora assumiu uma escala global. 
- Ou seja, não são apenas as pessoas oriundas do Norte de África as que demandam a Europa em busca de melhores condições de vida, mas pessoas de todos os pontos da Europa (centro e leste), sendo que Portugal emerge neste xadrez político problemático como um ponto onde as máfias traficam pessoas originárias das ex-repúblicas da então URSS, como a Ucrânia, a Bielorússia, a Moldávia, os países bálticos (em especial, a Lituânia) e outros. O Brasil, o Reino Unido são países de destino onde algumas organizações não governamentais têm denunciado a existência de milhares de emigrantes que são escravizados pelas mafias locais.
- Perante este problema sério que afecta a soberania dos países, mas também a sua economia, coesão social e segurança, o que faz a União Europeia de Merkel e Holland?!
- Faz declarações sem qualquer efeito prático, que não responsabiliza os agentes criminosos envolvidos neste tráfico de seres humanos inominável, nem, por outro lado, gera políticas públicas ou mecanismos de controle e verificação nas fronteiras que auxilie as vítimas a integrarem-se nas sociedades de origem e nas sociedades de destino. 

____________
Detido condutor de camião onde 71 pessoas foram encontradas mortas
Fotografia © EPA/ROLAND SCHLAGER

Foram detidos outros sete suspeitos de estarem ligados à rede de tráfico de pessoas. As vítimas terão morrido asfixiadas dentro do camião.


A política húngara deteve o condutor do camião que foi encontrado abandonado no leste da Áustria com os cadáveres de 71 pessoas. De acordo com uma declaração da polícia húngara, o homem é romeno.
O jornal Krone noticia ainda a detenção de sete pessoas ligadas à rede de tráfico de pessoas que terá sido responsável pelas mortes das pessoas dentro do camião, que terão morrido de asfixia. De acordo com o jornal, as autoridades suspeitam que os alegados líderes deste grupo de traficantes estão na Roménia.
O número de mortos dentro do camião subiu hoje para 71, superando a estimativa inicial que apontava para entre 20 e 50 cadáveres.
Os corpos foram encontrados num camião abandonado na autoestrada A4, entre o lago Neusiedl e a localidade de Pandorf, no estado federado de Burgenland, na fronteira com a Hungria.
Não foram avançadas informações sobre as nacionalidades, idades ou origem das vítimas, mas a polícia austríaca no leste do estado de Burgenland convocou uma conferência de imprensa para as 11:00 locais (menos uma hora em Lisboa).
A polícia lançou uma operação para encontrar o motorista do veículo pesado, estacionado durante várias horas na berma da autoestrada.
O camião frigorífico, de 7,5 toneladas, tem matrícula húngara e símbolos de uma empresa avícola eslovaca.
As vítimas terão morrido asfixiadas, quando viajavam de forma ilegal, perto das fronteiras com a Eslováquia e a Hungria.
Dezenas de milhares de refugiados das guerras no Médio Oriente, sobretudo sírios e iraquianos, além de afegãos, cruzaram os Balcãs nas últimas semanas tentando chegar à Europa Ocidental.
A Hungria, que tem fronteira com a Sérvia, é o primeiro país da zona Schengen, de livre circulação comunitária, a partir do qual os refugiados tentam chegar a outros países, sobretudo Alemanha e Suécia.
_________


Etiquetas:

quarta-feira

Nasci, vivi, morri - por Vergílio Ferreira -

Quem sou eu?

Nunca consegui dar resposta a esta pergunta. Mas tentei. 
De mim só sei dizer que nasci vivi e morri.
Depois de ter morrido, não me recordo de mais nada.
Portanto, continuo a não saber quem sou
Quem fui eu? [..]

in Aparição..

___________________________

Etiquetas: , ,

Sugestões de leitura de e para o Verão: Bocage para Maria Luís...


Nota prévia: À srª Maria Luís sugiro Bocage, especialmente alguma hidro-poesia mais emotiva e escancarada, em linha com as suas lamentáveis afirmações em matéria de política económica e financeira, e de previsões escabrosas que costuma fazer e escavam o que resta de Portugal; a Durão, o desertor-mor da república, recomendo a bruxaria constante do livro de São Cipriano; a Marco António, uma sub-espécie de cacique-mor do PSD, recomendo vivamente nada ou coisa nenhuma, pois tem demonstrado abundantes vezes não saber ler, apesar de ter lugar no XIX Governo (in)Constitucional, qual certificado para a sua vã existência. 
- É com este elenco de autores, prosas e sugestões que talvez os interessados possam desenvolver as suas "amarrações", os seus truques, as suas mentirinhas na expectativa de continuar a enganar, a iludir e a prejudicar um povo esbulhado e exangue na sua moral e auto-estima. 
- Estes congressos, anualmente ritualizados na bela Vila de Castelo de Vide, sub-região do Alto Alentejo, só servem para duas outras coisas: dinamizar alguma indústria hoteleira na Vila, formatar os jovens caciques, futuros deputados e candidatos a chegar à condição-mor da referência que têm em mente: declarar que desconhecem a lei que obriga os portugueses a efectuar descontos para a segurança social e a pagar impostos, que foi coisa que o alegado PM declarou desconhecer. No limite, aquela pequenada desejará integrar uma futura lista Vip..., sonho dos sonhos. 
- Só é pena que tão bela Vila sirva de pasto para tão mau rebanho. 

__________

De "House of Cards" a Camões: as sugestões dos notáveis do PSD

por Rui Pedro AntunesOntemComentar

Etiquetas:

terça-feira

Recuperação de Salvador Dali




_______________

Etiquetas: