terça-feira

"O Menino de Ouro do PS" - Uma biografia de José Sócrates pela jornalista Eduarda Maio. Agora o Juíz (o público) que decida!!!

O também conselheiro de Estado confessou que se "emocionou" ao ler algumas passagens da obra, designadamente a relação do líder socialista a Vilar de Maçada, sua terra natal.
"Há duas coisas que não podemos escolher: os nossos pais e a terra onde nascemos", clarificou Dias Loureiro, destacando que o "lado dos afectos foi o que mais me emocionou" no livro que esteve dois anos a ser elaborado antes de ser levado à estampa pela Esfera dos Livros. O antigo secretário-geral do PSD avançou ainda a "generosidade" de Sócrates, que consegue "aproveitar as dificuldades". No final colheu palmas de uma plateia socialista.
António Vitorino, dirigente socialista, começou a sua intervenção por avisar que dispensaria alguns dos pontos do seu comentário, tal era a convergência de ideias com Dias Loureiro. Enalteceu o lado comunicacional de Sócrates e lembrou que Tony Blair também chegou a ser considerado apenas um bom comunicador. E, no entanto, mudou o Partido Trabalhista britânico. Vitorino classificou Sócrates como um "político moderno", contemporâneo dos fundadores do regime democrático em Portugal. A ausência de Sócrates era esperada, mas quem não faltou foi o pai, Pinto de Sousa. Ao CM recorda que o filho lhe pediu uma opinião sobre a corrida para líder do PS em 2004 e que o alertou para a probabilidade de poder vir a ser primeiro-ministro. Registou ainda "as calúnias", violentas contra o filho.

Vídeo aqui

Biografia de José Sócrates por Eduarda Maio

Determinação ao Poder - talvez fosse um título [alternativo] mais adequado.